Powered By Blogger

Olá queridos!

Faço parte da Faculdade Dom Pedro II curso de Letras com inglês. A finalidade deste blog é para trocarmos informações sobre a evolução da tecnologia e outros assuntos.




"O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira."

William Arthur Ward


'' Temos todos,que vivemos,uma vida vivida e outra vida que é pensada, e a única que temos, é essa que é dividida entre a verdadeira e a errada". Fernando Pessoa.






Geni

Minha foto
Mestre, como faço para não me aborrecer, com as pessoas? Algumas falam demais, falam de nossa vida, gostam de fazer intriga, fofoca, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Fico magoado com as que são mentirosas. "Sofro com as que caluniam". - "Pois viva como as flores!", advertiu o mestre. - "Como é viver como as flores?" Perguntou o discípulo. - "Repare nestas flores", continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim. "Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas. É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora. Isso é viver como as flores."

Inclusão Social

Inclusão Social

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Barroco - Um traço de união entre Portugal e o Brasil


O estilo barroco, consequência directa da Contra-Reforma, nasceu para enaltecer Deus de forma grandiosa e apaixonada, utilizando traços exagerados, redundantes, que prendem o espectador mais pela emoção do que pela razão. Atribui-se aos mestres da Renascença a criação do novo estilo, para se opor ao equilíbrio, linearidade e harmonia próprios do classicismo.

A origem da palavra barroco é obscura, mas admite-se como explicação aceitável, que barroco era o adjectivo que designava certas pérolas de superfície irregular e preço inferior.De qualquer forma há um valor depreciativo na palavra, que durante muito tempo foi usada para indicar uma arte e uma literatura "bizarra", "extravagante".

Apesar de todas as críticas acirradas que lhe foram feitas no século XIX, o barroco é hoje resgatado como expressão artística e estética válida e poderosa. De acordo com o escritor e poeta Ferreira Gullar, Prémio Camões 2010, em O Olhar – Barroco Olhar e Vertigem, o Brasil é um país barroco, sobretudo nas suas paisagens. Os montes recortados brasileiros, que tanto influenciaram o arquitecto Oscar Niemeyer, inspiraram uma das características mais fortes do barroco: a linha curva, suplantando a linha recta. “O barroco é uma arte essencialmente retórica, que explora a ilusão de óptica, que conduz ao delírio e à vertigem e consequentemente à ilusão”, afirma Gullar.
No Brasil, o barroco, por influência directa de Portugal, floresceu a partir da descoberta do ouro, em Minas Gerais, tendo atingido grande esplendor na Bahia, durante o ciclo do açúcar.

Foram as ordens religiosas - jesuítas, beneditinos, carmelitas e franciscanos - que trouxeram o barroco para o Brasil. Na Bahia, imperou o barroco das igrejas douradas. O melhor exemplo do movimento está na Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador,uma das igrejas mais ricas do país, com o seu interior completamente forrado a folhas de ouro.
Depois de Salvador, a cidade de Cachoeira reúne o mais importante acervo arquitectónico no estilo barroco; mas quase todos os municípios da região - Santo Amaro, São Félix, Maragogipe, Jaguaripe, Itaparica e Nazaré - guardam também verdadeiros tesouros barrocos.
O barroco brasileiro foi directamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.

O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquitecto Antônio Francisco Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte carácter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil.

Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim.